Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
nov 24, 2016 editorial Destinos 0
O nome encaixa-se à perfeição no lugar: afinal, Porto Belo é ponto de parada de embarcações de todos os tamanhos, inclusive magníficos navios de cruzeiro, e lindíssimos cenários multiplicam-se na sua costa. Localizado a 60 quilômetros da capital Florianópolis, no eixo da BR-101, esse município do litoral norte de Santa Catarina vale a visita.
Enquanto no nordeste brasileiro o Atlântico permanece com temperaturas agradáveis em todas as estações, na porção sul do oceano a aproximação do inverno vai ocasionando esfriamento das águas. Portanto, banho de mar em Porto Belo, nessa época do ano, é programa para ousados ou distraídos. Felizmente esse sedutor pedaço catarinense tem muito outros atrativos.
Com poéticas paisagens, boa estrutura de receptivo e povo hospitaleiro, Porto Belo oferece atrações para serem curtidas em qualquer época do ano. Fora da alta temporada, porém, tudo fica mais acessível pela ausência dos transtornos comuns aos meses de verão, quando o exagerado fluxo de automóveis pelas ruas desestimula ou, às vezes, atrapalha deslocamentos.
Porto Belo revela praias diversas, recôncavos apropriados para lançar âncora, aprazíveis refúgios na Mata Atlântica. E também preserva tradições das suas raízes açorianas: religiosidade, singulares receitas culinárias e amor pelo mar e pela atividade pesqueira, tudo isso transportado na bagagem dos primeiros colonizadores, em meados do século XVIII.
A fé local tem na Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos seu símbolo máximo. Ela foi erguida nos princípios dos anos 1800, pelas mãos de escravos e com argamassa de substrato de óleo de baleia. A propósito, o padroeiro da cidade é cultuado no dia 6 de agosto; outra festa religiosa do calendário porto-belense é a Consagração a São Pedro, dia 29 de junho.
Legado dos pioneiros imigrantes, a pesca constitui ofício marcante até hoje em Porto Belo. O trabalho pesqueiro se consolidou, notadamente, nos bairros do Araçá, Centro e Santa Luzia – paragens onde o turista encontra estaleiros de pequenas embarcações e observa pescadores lidando com suas redes, incontestes comprovações da intimidade dos nativos com o mar.
A exemplo de outros pontos do litoral do estado, Porto Belo é pródigo em cenários naturais arrebatadores. Nesse roteiro estão a Praia do Estaleiro (agreste, com águas cristalinas, vegetação exuberante e costões), a Ilha João da Cunha (com inscrições rupestres e lenda de um anjo de ouro enterrado) e a Enseada do Caixa D’Aço (porto natural de fama internacional).
O mapa dos atrativos naturais ainda aponta o Costão das Vieiras (formado por pedras encravadas entre a Praia do Perequê e a Baía de Porto Belo), as praias do Araçá, do Baixio (indicada para a prática de windsurfe), do Canguá, do Jet, do Perequê (área de concentração de banhistas, no verão) e de Porto Belo e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Morro de Zimbros.
Quem gosta de pedalar pode alcançar muitos desses lugares em passeios de bicicleta – os cicloturistas têm à disposição quatro diferentes circuitos elaborados pela Fundação de Turismo do município. Se ainda restarem dúvidas antes de arrumar as malas rumo ao destino, busque orientação em uma agência de viagens de confiança ou informações no site www.portobelo.sc.gov.br.
Panorama do Turismo
nov 23, 2022 0
nov 16, 2022 0
nov 03, 2022 0
out 27, 2022 0
dez 04, 2024 0
nov 22, 2024 0
out 11, 2024 0
nov 21, 2023 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...