Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
abr 06, 2017 editorial Destinos 0
Agora que as viagens para Nova Iorque, Miami, Cancún, Paris, Santiago e Buenos Aires estão ficando cada vez mais caras, uma alternativa que se coloca para férias e feriadões é Guarapari, famosa por suas areias monazíticas. Em promoção antecipada na Azul, a passagem sai por menos de 200 ida ou volta. Para não gastar com táxi ou aluguel de carro, no próprio aeroporto existe um ônibus executivo por R$ 20,00 da Viação Alvorada, que já é um mini tour por Vitória e o litoral capixaba, por ser alto e permitir boa visibilidade.
Indo de março a dezembro, o período mais indicado para a viagem econômica, já que do Ano Novo ao Carnaval a cidade é invadida por mais de um milhão de cariocas, mineiros e baianos, a diária sai menos de 100 reais, nos hotéis Osmar, Dino ou na Roma Antiga, todos em frente aos imperdíveis passeios de escuna a 20 ou 30 reais, em quatro opções de embarcações e variados horários, podendo ser passeios de hora e meia ou três horas, que fazem um tour pelas principais praias da cidade.
Almoço em sistema de self service e pesagem nos restaurantes Cheiro Verde ou Kamillus por 20 a 30 reais, que na alta é 40 a 60, incluindo peixes e a diferente moqueca capixaba, outra atração imperdível. Se a preferência for passar o dia na praia, uma porção com 12 bolinhos de bacalhau sem igual sai por 25 reais, no Kiosque do Juca, no melhor ponto de vista da Praia das Virtudes, ótima para adultos e crianças, com visual de cinema.
Em vários lugares se encontra cerveja a 5, água a 2 e coco gelado a 3 reais. Para adoçar com gosto de mel, abacaxi 3 ou 4 por 10. As frutas deliciosas estão à venda em toda a cidade, em mercados menores, inclusive em bancas nas calçadas. Estacionamento por uma hora 2 reais, nas áreas centrais e beira mar, ou por 3 em terrenos com segurança. Pelos mesmos dois, os picolés locais, que incluem sabores típicos e diferentes das frutas nordestinas.
Um passeio de uma hora de bondinho, alegre e divertido, com paradas em pontos para fotos. Passando pela Guarapari antiga e pela parte nova conhecida por Praia do Morro sai por apenas 10 reais.
Para as mais belas praias o indicado é ir a pé: Castanheiras, Namorados, das Virtudes e da Fonte, todas interligadas por um calçadão, num trajeto de muito azul, ondas e rara beleza. Prepare-se para as mais belas fotos! O bom vem a seguir: os melhores passeios também são de graça e próximos entre si, podendo ser feitos a pé: Ruínas da igreja da fundação da cidade, Matriz N.S. da Conceição, caixa d’água em formato de flor, Fonte dos Jesuítas, com quase 500 anos.
Nas sextas tem forró ao ar livre, onde se pode dançar de graça com o povo. Tem também a feira hippie com variado artesanato capixaba, que funciona à tarde e à noite. A melhor coisa da cidade também é gratuita: a brisa medicinal, que oxigena o cérebro e limpa os pulmões, assim como o banho nas areias pretas, que tem fama de curarem muitas coisas, com área própria aos interessados.
Povo tranquilo, que gosta de uma boa conversa. Bares e restaurantes fecham antes da meia noite e a madrugada fica reservada para dormir bem. Quem quiser agito vai para a Praia do Morro, de bondinho até a meia noite. Lá tem atrações aos mais jovens, como banana boat, jet ski, stand up e outros passeios aquáticos.
Em toda a Praia do Morro, existem lindos prédios com orla no estilo Balneário Camboriú e outras praias famosas. Tem lugar para bikes, roller, skate, correr, caminhar, cada um na sua. Mas a maioria prefere mesmo é caminhar. Em 20 minutos se vai a Buenos Aires e se tira foto do elefante de pedra. Em vários lugares da cidade pode-se fazer fotos e selfies, com as palavras chaves da cidade: paz, amor e saúde. E a de lembrança: Guarapari, com o céu e o mar ao fundo.
O autor é administrador de empresas, viveu em São Paulo e Curitiba, esteve em todos os estados brasileiros, a exceção de Acre, Roraima e Amapá, ministrou cursos em todos os países da América do Sul e escreveu o Guia de Férias e Feriadões. Para contatos: air@antonioribeiro.com.br
dez 28, 2021 0
nov 23, 2021 0
ago 26, 2020 1
fev 13, 2020 0
dez 04, 2024 0
nov 22, 2024 0
out 11, 2024 0
nov 21, 2023 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...