Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
jan 12, 2018 editorial Destinos 0
Com a determinação de apoiar o incremento do turismo e aumentar a renda das localidades da região, a Itaipu Binacional apresentou, nessa quinta-feira 11, em reunião na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, duas propostas para auxiliar as prefeituras na revitalização e exploração comercial de prainhas e áreas de lazer localizadas às margens do reservatório da usina.
Do encontro participaram prefeitos e autoridades dos municípios lindeiros e representantes da Itaipu e da Adetur-Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu.
Na ocasião, foram anunciados o apoio financeiro para as 16 prefeituras lindeiras com projetos para reforma de espaços afins e, também, o plano para a concessão dos balneários dos municípios de Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu, Mercedes, São Miguel do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia e Missal.
Apresentada pelo diretor de Coordenação da Itaipu, Newton Kaminski, a proposta de ajuda para a revitalização das prainhas prevê a assinatura de convênio entre a binacional e as prefeituras, com o apoio à autossuficiência de energia, eficiência energética, saneamento básico, urbanismo e paisagismo e edificações pequenas próximas ao reservatório, como píer e churrasqueiras, entre outros. Os prefeitos poderão apresentar projetos até março. “Vamos analisar cada caso individualmente. A contrapartida da empresa será de até 60%”, disse Kaminski.
A Itaipu e a Adetur também entregaram aos prefeitos os planos de concessão de uso público dos balneários, com o propósito estabelecer os critérios de exploração comercial dos espaços. O plano, pago pela Itaipu e desenvolvido pela Adetur para cada uma das prainhas, apresenta a situação atual dos locais e a viabilidade econômica com a exploração comercial de bares, restaurantes, eventos, hotéis, áreas de camping e esporte. O documento entregue aos prefeitos ainda oferece sugestões de como as prefeituras podem fazer a concessão dos balneários por meio de parcerias público-privadas e, também, imagens ilustrativas dos projetos arquitetônicos.
nov 12, 2024 0
set 20, 2024 0
dez 01, 2022 0
nov 30, 2022 0
dez 04, 2024 0
nov 22, 2024 0
out 11, 2024 0
nov 21, 2023 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...