Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
nov 24, 2016 editorial Destinos 0
Em Curitiba, a arte extrapola os ambientes confinados dos museus e das galerias. Ao ar livre, nas ruas mesmo, a capital paranaense oferece à contemplação trabalhos de artistas acadêmicos, fotógrafos e grafiteiros da melhor qualidade. São pinturas, grafites, esculturas, murais e painéis, tendo como suporte fachadas de edifícios, paredes, viadutos, empenas cegas, muros…
Esse museu a céu aberto pode ser apreciado num inédito roteiro turístico, elaborado para visitantes, ou curitibanos, interessados em conhecer outros atrativos da cidade famosa pelo transporte urbano e pelos belos parques. Criado pela Kuritbike, empresa pioneira no segmento, o Arte bike tour revela parte dessas manifestações artísticas em um passeio de bicicleta!
Em cima de uma bicicleta e na companhia de um guia profissional, é possível ter contato direto com trabalhos de artistas do naipe de Poty Lazzarotto, Michel Devis, Rimon Guimarães, Celestino Dimas, Erbo Steinzel, Guilherme Caldas, João Turin, Tom Mais Amor, Rogério Dias, entre outros. A propósito, nos locais de parada o guia fala sobre o autor e as técnicas utilizadas.
São aproximadamente 200 obras, entre grafites, esculturas, fotografias e pinturas, variando de pequenas dimensões a trabalhos até 40 metros de extensão. O Arte bike tour aproveita a malha de ciclovias da capital, nas quais se percorre a maior parte do itinerário – em poucas situações é preciso descer da bicicleta e se deslocar a pé, empurrando-a.
A proposta desse programa diferente é propiciar a contemplação, sem pressa, de exemplos de arte existentes no circuito; porém, entre uma e outra pedalada, passa-se pertinho de vários emblemas do turismo local, a exemplo do Bosque do Papa, do Museu Oscar Niemeyer, do Passeio Público e do Paço da Liberdade, entre outros.
Com duração de aproximadamente três horas e meia, num percurso de pouco mais de 14 quilômetros, o Kuritbike conduz o turista até as principais expressões de arte do centro da capital e também ao lugar onde se concentra a maior quantidade de trabalhos de grafiteiros locais e nacionais: o viaduto da Rua Marechal Floriano sobre a Linha Verde e um muro vizinho.
Os pilares desse viaduto foram ocupados por coloridos grafites de artistas paranaenses. Já o muro, com 300 metros lineares, serviu de suporte para manifestações de artistas de vários países, em duas edições do Festival Internacional de Grafitti, o Street of Styles, a última no ano passado. Sem dúvida esse é ponto de destaque de observação de arte urbana em Curitiba.
Para curtir esse passeio bem legal e saudável basta entrar em contato com a Kuritbike (telefone 41 | 3319-0688) e agendar data e horário. Os passeios são realizados todos os dias, com saídas pela manhã (9h00) e à tarde (14h00). A base de partida e chegada é a própria empresa, localizada estrategicamente ao lado de um dos eixos da malha de ciclovias, no Centro Cívico.
No pacote do passeio, com grau de dificuldade fácil, estão incluídos: bicicleta modelo urbano, capacete, seguro, acompanhamento de guia-condutor, assistência mecânica e 500 ml de água por cliente. Em tempo: para quem gosta de pedalar e conhecer novidades, a Kuritbike também oferece, por exemplo, um roteiro pelas cafeterias curitibanas e outro à noite.
Panorama do Turismo
dez 12, 2024 0
set 20, 2024 0
set 20, 2024 0
nov 21, 2023 0
dez 04, 2024 0
nov 22, 2024 0
out 11, 2024 0
nov 21, 2023 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...