Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
jan 23, 2017 editorial Destaques, Destinos 0
A capital da Argentina vale a visita em qualquer dia da semana. Contudo, num domingo de sol o passeio pode ficar mais completo e assegurar contato com os portenhos em seus momentos de descontração. Afinal, também são programas dominicais da população curtir a feirinha de San Telmo, visitar museus, lagartear na grama dos parques e desfrutar uma boa cafeteria.
Para começar o domingo, após um bom desjejum, a dica é a feira de artesanato e antiguidades de San Telmo. Considerada a maior do gênero na América do Sul, ocupa quase toda a extensão da Rua da Defensa, desde o bairro do qual empresta o nome até a Praça de Maio. No percurso, sucedem-se restaurantes, bistrôs e cafés, e acontecem apresentações de tango e jazz.
Para quem vem caminhando no sentido bairro-centro, vale uma visita na Casa Rosada, onde a presidente Kirchner dá expediente durante a semana. Localizado na Praça de Maio, o prédio é aberto aos domingos para visitas guiadas gratuitas, das 10h00 às 18h00, destacando, entre outros recintos, o Salão Mulheres Argentinas, o Pátio das Palmeiras e o escritório presidencial.
No caminho das artes, a novidade é o Centro Cultural Kirchner, instalado no Palácio de Correios e Telégrafos, da década de 1920. Em 100.000 m2 de área, conta com a La Ballena Azul – sala de concertos para 1.750 pessoas –, a Sala Argentina, o Salão de Honra e a Sala Eva Peron, entre outros espaços. Oferece variada agenda de exposições e eventos musicais.
Bem, se o programa é enveredar pelo mundo artístico, o Malba – Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires é parada obrigatória. Ele reúne algumas das principais tendências e movimentos da região, desde o México e Caribe até a Argentina. No seu acervo permanente sobressai o Abaporu, óleo de Tarsila do Amaral apontado como ícone do modernismo brasileiro.
O roteiro de mais de 120 museus da capital argentina ainda sugere, só para conhecimento: Museu da Cidade, Museu de Arte Hispanoamericana Isaac Fernández Blanco, Museu Casa Carlos Gardel, Museu Evita, Museu de Arte de La Boca Quinquela Martin e, com entrada gratuita aos domingos, Museu Nacional de Belas Artes, Museu da Casa da Moeda, Museu de Arte Popular José Hernández…
Num domingo de sol, o Caminito, rua tradicional de Buenos Aires, no bairro turístico de La boca, fica mais colorido ainda. O entorno tem feira de artes e artesanato, lojas de suvenir e bares e restaurantes. Outro lugar de visitação é o Cemitério da Recoleta. Inaugurado em 1822, abriga mausoléus de arquitetura singular e jazigos de personalidades, como Eva Peron.
No quesito áreas verdes, os portenhos são privilegiados e tratam de aproveitá-las nos dias ensolarados. Praticamente todos os bairros de Buenos Aires acenam com praças e parques convidativos. Por exemplo, na região dos Bosques de Palermo estão situados o Jardim de Rosas, o Jardim Botânico e o Jardim Japonês, esse, criado pela comunidade japonesa local.
Outro grande espaço verde da cidade fica circunscrito na Reserva Ecológica Costanera Sur, atrás do Puerto Madero. Com entrada gratuita e diferentes trilhas para se chegar ao Rio de la Plata, o lugar reúne diversas espécies de aves, pequenos mamíferos e répteis e vegetação nativa. È um atrativo pouco aproveitado pelos turistas na capital portenha.
Para o viajante interessado em descobrir os principais encantos da cidade e, depois, ir conhecê-los, cada um, mais a fundo, uma sugestão é utilizar os ônibus da linha Turismo. O itinerário inclui bairros como Palermo, Recoleta, San Nícolas, San Telmo, La Boca, e diversas paradas, uma delas pertinho do famoso e imponente Teatro Colón, na Avenida 9 de Julho.
Para descansar durante o passeio, o Café Tortoni constitui um dos clássicos de Buenos Aires, com variado cardápio. Outro endereço para um café é a livraria El Ateneo Grand Splendid, instalada em um teatro histórico e considerada uma das mais belas do planeta. Mas não faltam opções na capital para o aperitivo ou almoço, muitas concentradas no elegante bairro de Puerto Madero.
Para terminar bem o dia, pode-se agendar um programa típico de turista, qual seja, jantar com bife de chorizo e show de tango numa das muitas casas noturnas especializadas. Em tempo: logicamente, num só domingo é impossível conhecer os atrativos da cidade e vivenciar as nuances da atmosfera portenha; reserve, pois, uns quatro dias pelos menos para sua estada em Buenos Aires.
jul 13, 2023 0
jun 28, 2022 0
maio 10, 2022 0
maio 06, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...