Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
jan 23, 2017 editorial Destaques, Programa Legal 0
Quem conhece concorda: a Ilha do Mel, no litoral paranaense, é um dos paraísos terrestres. Está rodeada de lindas paisagens e praias para diversos gostos. Tem atrativos históricos. Reúne bom número de pousadas, campings, restaurantes e bares. Está livre de automóveis. Convida a ficar com os pés na areia o dia inteiro, aproveitando o doce fazer nada. No verão se transforma num cadinho de sotaques de vários cantos do Brasil e de idiomas estrangeiros. E ainda tem tradição de animados forrós no período de Carnaval. Enfim, visitá-la é um programa muito legal!
Pertencente do município de Paranaguá e administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná, a Ilha do Mel totaliza uma área de 2.700 hectares – contudo, apenas 200 hectares são liberados para uso; o restante é reserva ecológica.
Em termos de ocupação, ela está distribuída em cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas, todos interligados por trilhas em meio a mata nativa e costões.
Com objetivo de preservá-la de incursões desordenadas, a Ilha do Mel possui um controle de entrada com capacidade para até 5.000 pessoas por dia. De dezembro a fevereiro, a propósito, é recomendado reservar com antecedência vaga nos estabelecimentos de hospedagem disponíveis. Para chegar até ela, existe serviço regular de barcas partindo de Paranaguá e de Pontal do Sul (ver box na página ao lado).
Sem preocupação com o andar dos ponteiros do relógio, a Ilha do Mel é para ser curtida em todas as suas particularidades. O circuito de trilhas ligando as praias e os vilarejos estimula as caminhadas – em muitos trechos, árvores unem suas copas formando um fresco túnel natural. Os morros locais, o maior com cerca de 150 metros, igualmente atraem o visitante para observação, do alto, de horizontes mais amplos. Valem o esforço da subida o Morro da Baleia e o Morro das Conchas. Ainda no campo das atrações geográficas, outro ponto obrigatório de visita é a Gruta das Encantadas, envolta em lendas sobre sereias sedutoras e tesouros escondidos.
Uma possibilidade também legal é alugar uma bicicleta para descobrir locais mais recônditos da ilha ou só pedalar pelas praias com zona de areia mais larga.
Na Ilha do Mel, o roteiro das praias locais acena com alternativas para todos os gostos: de Encantadas, de Fora, Nova Brasília, do Farol, da Fortaleza, do Miguel… As voltadas para o continente são mais calmas, praticamente só com marolas e concebidas para a contemplação do pôr do sol ou para a descompromissada prática do levantamento de copo. As de mar aberto, em contrapartida, assegura ondas mais consistentes, perfeitas para o surfe. Profissionais das pranchas garantem: a ilha é dez!
Erguidas pela determinação dos colonizadores, a Ilha do Mel tem duas edificações históricas. Único monumento militar do século XVIII existente no Paraná, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres foi construída nos contrafortes do Morro da Baleia. Concluída em 23 de abril de 1769, tem paredes de um metro e meio de espessura, posto de informações, uma pequena biblioteca, cadeia e outras instalações militares. Ao lado dela, uma trilha leva ao alto do morro, com mais armamento pesado e trincheiras de pedras e onde um mirante para incrível fotos panorâmicas.
No topo de outro morro, o das Conchas, está o Farol das Conchas, inaugurado em 1º de abril de 1872. A partir dele novos cenários são avistados. E a edificação, pela sua estratégica localização, igualmente pode ser vista de quase todos os pontos da Ilha do Mel. O local já foi set de filmagem!
Bem, o verão ainda continua, em fevereiro tem Carnaval e esse paraíso paranaense está esperando por você. Para saber mais sobre ele e se programar dê uma espiada no site www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/guia-turistico/ilha-do-mel. E boa estada!
dez 01, 2022 0
nov 18, 2022 0
out 17, 2022 0
ago 30, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...