Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
jul 12, 2022 editorial Destaques, Opinião 0
Eduardo Ferreira*
Sistemas de gestão integrada apoiados pela automação têm auxiliado os negócios da cadeia de food service a retomarem o crescimento, após a desaceleração da crise causada pela pandemia da Covid-19. Um bom exemplo vem de Brasília, que se prepara para retomar seu lugar de protagonismo no cenário gastronômico nacional. O Distrito Federal é o terceiro maior polo do Brasil, atrás apenas do eixo Rio-São Paulo.
Neste momento de expansão das operações, com a criação de espaços gastronômicos e a ampliação de redes de restaurantes no Planalto Central, muitas empresas têm recorrido ao uso de tecnologias para apoiar a gestão de seus negócios. São sistemas que possibilitam, entre diversas coisas, a automatização de processos que elevam o nível de profissionalização, reduzem o volume de atividades operacionais e impactam positivamente a produtividade. Tais tecnologias ampliam a capacidade de atendimento dos restaurantes a partir da revisão e integração de fluxos operacionais, entregando um maior controle nas mãos dos gestores, que passam a contar com informações que auxiliam na tomada de decisões mais assertivas.
Essa visão pode ser direcionada, quando o gestor olha apenas a operação de uma loja, ou ampliada, quando ele observa uma rede completa de negócios que, na verdade, estão integrados e respondendo a comandos centralizados. Uma realidade que só é possível com o apoio da tecnologia e que tem atraído cada vez mais o interesse de empresários que buscam a escalabilidade de seus negócios.
A consolidação das operações em um único sistema permite ter um panorama completo dos resultados do grupo, além de uma visão sobre a saúde financeira e contábil da empresa. E tudo isso fica acessível para as equipes responsáveis, sejam elas internas ou terceirizadas.
Cada vez mais as empresas de tecnologia vêm aprimorando suas soluções e usando a automação para dar mais agilidade e segurança para áreas extremamente estratégicas de restaurantes e grandes redes. Um exemplo interessante disso é o modelo do processo de compras e gestão do estoque. Funcionalidades otimizadas em sistemas integrados permitem que o processo aconteça de forma profissional e organizada. Desde o levantamento do estoque e das necessidades de reposição, passando pelas solicitações de compras, pelas cotações e pela negociação com fornecedores, chegando até mesmo à recepção, conferência, distribuição e armazenamento de mercadorias. Cada processo ganha, nas devidas proporções, mais agilidade na execução e o gestor tem uma visão macro dessa megaoperação.
Com a ajuda da tecnologia e de um fluxo ultraintegrado, o empresário pode analisar minuciosamente cada número gerado pela atividade e os impactos que isso traz à operação. Custos médios, movimentações, quebras, índice de desperdícios; enfim, tudo para ajudar a tomar a decisão certa para o negócio.
O mais bacana de tudo isso é que as novidades tecnológicas não comprometem a rotina. Hoje, um sistema, por mais robusto que seja, preza pelo modelo user friendly, ou seja, a implantação de uma plataforma de gestão não impede que o negócio continue operando normalmente. Isso garante que não haja impactos nos resultados financeiros.
Cada dia mais o setor de food service vem se beneficiando da tecnologia e de tudo o que ela pode proporcionar, como é o caso da Inteligência Artificial (IA) e do Machine Learning. Segundo pesquisa do Gartner, divulgada em novembro passado, o mercado de IA deve chegar a 62,5 bilhões de dólares em 2022. Modelos tecnológicos que aumentam a eficiência de qualquer sistema e que podem ajudar a alavancar os resultados do setor de food service.
Caberá ao empresário definir aonde ele quer chegar, para então escolher as ferramentas que poderão ajudá-lo na sua trajetória em direção ao topo. A tecnologia está aí para contribuir com a escalabilidade dos negócios do food service, mas ela só tem efeitos positivos se estiver alinhada aos desafios que o negócio precisa superar. E sabemos que são muitos.
* Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas
ago 29, 2022 0
abr 12, 2022 0
out 01, 2021 0
mar 10, 2021 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...