Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
set 22, 2021 editorial Destaques, Destinos 0
Município turístico situado Circuito das Águas Paulista, Socorro constitui referência na oferta de atividades de ecoturismo e de aventura acessíveis a turistas com necessidades especiais. Inclusive, acabou reconhecido com o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade, outorgado pelo Conselho Real para Deficiência, do governo espanhol.
Em termos locais, a preocupação com acessibilidade começou a ficar mais patente há 16 anos, quando foi lançado o Projeto Aventureiros Especiais. Essa iniciativa identificou as adaptações necessárias para inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e aprimorou as atividades de aventura. A ação agregou o Ministério do Turismo, a ONG Aventura Especial e algumas empresas da cidade.
No eixo desse precursor projeto, foram criados equipamentos para garantir ao turista especial possibilidades de experiências de aventura. Por exemplo, para a prática de rafting foi desenvolvida uma cadeira adaptada para fixar o passageiro ao bote e também um colete capaz de levar o praticante para a superfície com a cabeça voltada para cima. Também mereceu atenção a cadeirinha para o tetraplégico vivenciar a descida na tirolesa.
Por meio do Projeto Socorro Acessível, envolvendo a Prefeitura e o Ministério do Turismo, o destino também viu adaptados pontos turísticos públicos e capacitadas mais de 250 pessoas para mão de obra. Nesses locais, exemplificando, foram implantadas rampas de acesso, banheiros apropriados, estacionamentos com vagas para cadeirantes, entre outras melhorias.
Estrutura de hospedagem
A atenção com acessibilidade também está perceptível nos hotéis Fazenda Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos. Ambos foram pioneiros no país na obtenção do certificado da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT em Acessibilidade em Edificações Hoteleiras (ABNT NBR 9050).
No Parque dos Sonhos, das 30 acomodações, entre apartamentos e chalés, 27 são adaptadas. E por todo o hotel existem corrimãos, mapas táteis, placas em braile e pisos especiais com relevo para sinalização. Ainda são disponibilizadas cadeirinha adaptada para pessoas paraplégicas e tetraplégicas fazerem tirolesa, selas de cavalo para hóspedes com deficiência e cadeirinha aquática para uso nas piscinas e na cachoeira. Já no Campo dos Sonhos, o visitante com deficiência ou mobilidade reduzida pode fazer passeio de trator, charretes, arvorismo, tirolesa, triciclos e quadriciclos.
nov 16, 2022 0
out 04, 2022 0
maio 27, 2022 0
maio 23, 2022 1
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...