Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
ago 12, 2020 editorial Destaques, Programa Legal 0
*Lorena Peretti
A Pearson, a maior empresa de educação do planeta, realizou uma pesquisa para constatar a satisfação e opinião dos cidadãos sobre a educação nos seus países. O resultado foi divulgado nesta segunda semana do mês de agosto de 2020. O mundo ainda enfrenta a pandemia do novo coronavírus e por meio dos dados dessa pesquisa conseguimos checar como os brasileiros estão enxergando a atuação dos setores públicos sobre a educação neste período de pandemia.
Um dado que chama a atenção é que nove em cada dez brasileiros acreditam na auto responsabilidade do aprendizado. Ou seja, os brasileiros já perceberam que aprender está ligado a oportunidades melhores no mercado de trabalho. O termo usado para descrever esse dado da pesquisa foi o self service da educação, que consiste na escolha dos brasileiros por cursos e especializações para elevar os seus postos de trabalho e/ou se realocarem na carreira.
Esse self service na educação já está sendo refletido no segmento do intercâmbio. Na Minds Travel, de junho para agosto, tivemos um aumento de 10% na procura por pacotes para o exterior. Muitos países estão com as fronteiras fechadas, porém além de comercializarmos os pacotes para o ano que vem, damos opção de datas para troca (caso seja necessário devido ao covid-19) e também prestamos toda a consultoria com informações sobre os melhores destinos, custos, vistos, entre outras informações.
O brasileiro percebeu que investir em um intercâmbio e concomitantemente em um novo idioma faz com que o seu currículo melhore e com isso consiga melhores opções no mercado de trabalho. Com o isolamento, o desejo de viajar, seja para descansar ou estudar, cresceu. De acordo com a Rede Accor de Hotéis, 42 % dos seus membros (programa de fidelidade) têm a intenção de viajar já em setembro deste ano. Só a Accor computa 2.253 membros no seu programa.
A pesquisa da Pearson foi feita com 7.000 pessoas, em sete países, de diversos continentes. Noventa por cento dos brasileiros escutados assumiram essa auto responsabilidade pelo aprendizado. Os países estudados foram: Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Índia, Canadá, Austrália e China. Cinquenta e três dos brasileiros acreditam que o sistema de ensino falhou com os estudantes durante a pandemia. Foi o país com o maior porcentual nesse sentido. O que também está sendo refletido na busca por high school. Um dos objetivos de muitos pais brasileiros é mandarem os filhos para cursar pelo menos um ano no exterior após a pandemia.
A pesquisa só fortalece o quanto o idioma, as viagens e a educação estão interligados e o quanto essas áreas podem e ajudam o brasileiro a se desenvolver profissionalmente.
*Lorena Peretti, especialista em viagens há 13 anos e CEO da Minds Travel
out 10, 2022 0
jun 01, 2022 0
abr 04, 2022 0
jan 11, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...