Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
abr 10, 2017 editorial Destaques, Destinos 0
Emoldurada pela Cordilheira dos Andes, bem próxima, Santiago é uma metrópole singular, repleta de encantos. A capital do Chile preserva com muito orgulho as referências históricas e culturais herdadas e vivencia a modernidade nos novos prédios de arquitetura arrojada, na estrutura viária bem planejada, no eficiente serviço de transporte coletivo.
Santiago foi fundada em 12 de fevereiro de 1541 pelo conquistador espanhol Pedro de Valdívia. E ao longo desses séculos cresceu e se consolidou, conquistando lugar de destaque no contexto do continente. Hoje é o principal centro econômico, administrativo, cultural, industrial e político do Chile, país que em 2010 comemorou o bicentenário da sua independência.
Com um pé no passado e outro no futuro, Santiago é uma cidade harmônica. E tem uma população alegre, hospitaleira e que a curte bastante, como se comprova no movimento pelas ruas centrais, na descontração dos namorados nas praças e parques, na frequência em museus, espaços culturais e restaurantes, na afluência ao Cerro San Cristobal nos fins de semana.
Em Santiago, o ser humano é a principal medida. Exemplificando, isso fica notório pela priorização do transporte de massa. O maior apelo para locomoção está no moderno sistema de metrô, com o modelo de vagões sobre pneumáticos. São cinco linhas ligando a cidade de leste a oeste e norte a sul, com 92 estações, em 84 quilômetros de extensão.
O deslocamento pela cidade também pode ser através do Transantiago, serviço de ônibus biarticulados, que trafegam em exclusivas pistas nos eixos maiores viários. Tanto no ônibus como no metrô, os usuários podem pagar a passagem com a Tarjeta BIP, cartão eletrônico recarregável. Os táxis, por outro lado, são identificados pela cor preta e teto amarelo.
Outro indicador de que o homem é a medida está na decisão das autoridades no sentido de tornar as ruas centrais exclusivas para os pedestres. Assim, no entorno do Paseo Ahumada, espinha dorsal da região, outras vias de circulação começam a ser fechadas para o trânsito de veículos automotores. A população e os turistas agradecem.
Na porção central de Santiago ficam alguns dos principais emblemas da história e da cultura chilena. Nesse roteiro, estão, entre outros, o Palácio de La Moneda (sede administrativa do governo nacional), a Catedral de Santiago, a Igreja de La Merced, o Museo Chileno de Arte Precolumbino, o Mercado Central, a Universidade do Chile, o Cerro Santa Lucia, a Biblioteca Nacional.
O Paseo Ahumada é eixo desse roteiro para fazer a pé, onde ainda está a Plaza de Armas, com pintores e artistas de rua expressando sua arte. Distante do centro, o Cerro San Cristobal igualmente vale a visita. Ele tem teleférico, zoológico e uma estrada serpenteando-o até o cume, com vistas privilegiadas da cidade e dos Andes. Sábado e domingo é tomado por esportistas.
Santiago conta com uma linha de ônibus turística. Veículos de dois andares fazem um circuito de cerca de duas horas. Existem paradas em onze locais, entre eles, a Plaza de Armas, Cerro Santa Lucia, Providência, Parque Arauco, Barrio Bella Vista e Museo Nacional de Bellas Artes. Com uma tarifa é possível fazer quantos embarques e desembarques se desejar.
A capital do Chile disponibiliza uma ampla e diversa capacidade hoteleira. Existem hotéis estrelados, com direito a SPA, restaurante chique, piscinas etc. E opções de hospedagem intermediárias e mais baratas, inclusive albergues da juventude.
O roteiro gastronômico também é rico e variado. São cardápios para todos os gostos e prontos para serem harmonizados com os excelentes vinhos chilenos. No requisitadíssimo Mercado Central, por exemplo, muitos estabelecimentos de frutos do mar se sucedem e o Restaurante Giratório dá um giro completo em cerca de uma hora, oferecendo um visual 360º da cidade, com direito a ângulos exclusivos da Cordilheira dos Andes.
A capital do Chile vale o passeio com calma. Pode-se aproveitar, por exemplo, o circuito da área central, para ser feito a pé. Ou contratar uma agência de receptivo e escolher o roteiro. Ou, então, pegar o ônibus da linha turismo.
Mas Santiago também é uma base para explorar outros atrativos chilenos. Dentre as excursões fáceis de fazer, está a esticada até o Oceano Pacífico, para conhecer as cidades de Valparaíso (declarada Patrimônio Cultural da Humanidade) e Viña de Mar (balneário mais disputado do Chile e onde anualmente acontece um famoso festival de música).
Entre os meses de junho e setembro, por certo, a pedida é curtir neve e esqui nas famosas e bem estruturadas estações de Valle Nevado e Portillo – também pertinho da capital chilena. E no território da uva carmanere, sempre é tempo para visitar vinícolas, tanto para degustação como compra de vinhos de excelente qualidade.
Então, acerte com uma agência de viagens confiável a sua ida para Santiago e bom passeio!
nov 06, 2023 0
nov 21, 2022 0
out 18, 2022 0
ago 22, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...