Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
mar 06, 2017 editorial Destaques, Destinos 0
Para quem pode arrumar as malas e sair por aí em qualquer época do ano, a baixa temporada reserva boas surpresas. Fora dos tradicionais meses de férias, por exemplo, o viajante encontra pacotes turísticos com valores reduzidos. Certos destinos concorridos tornam-se tranquilos. O movimento nos aeroportos experimenta diminuição. Entre os meses de março e junho e agosto e novembro, as diárias em hotéis têm descontos e os preços em restaurantes e bares acabam mais camaradas. E com menos visitantes o atendimento melhora.
Essa conjuntura de vantagens propiciada pela baixa temporada alcança viagens para qualquer região do Brasil. Procurando em uma agência de turismo de confiança, ou mesmo pesquisando por conta própria, é possível, sim, encontrar pacotes turísticos bastante interessantes. Portanto, Panorama do Turismo apresenta quatro sugestões de destinos nacionais para o período prestes a iniciar: oeste paranaense, nordeste, serra gaúcha e litoral catarinense.
No oeste paranaense, fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai, Foz do Iguaçu oferece paisagens de tirar o fôlego. Uma das sete maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu encantam viajantes de todos os cantos do planeta. Esse atrativo natural está dentro do Parque Nacional do Iguaçu, local de contemplação, de caminhadas e até de atividades radicais.
Foz do Iguaçu também acena com oportunidades de compras no comércio paraguaio e argentino, de experiências culturais e gastronômicas e de turismo de luxo. A hotelaria da cidade oferece alguns endereços de requinte e exclusividade – a exemplo do Hotel das Cataratas, administrado pela internacional Rede Belmond, do Bourbon Cataratas SPA e Resort, do Recanto Cataratas Thermas e Resort e do Mabu Thermas Resort, esse dois, com águas termais. Como acontece em outros destinos, na baixa temporada Foz do Iguaçu é mais sedutora ainda. Vale a pena experimentar!
Para quem está à procura de sol e mar, o nordeste brasileiro, indiscutivelmente, é a melhor pedida nessa estação. Afinal, tem clima quente o ano inteiro. E é pródigo de belos cenários litorâneos e conta com ampla estrutura hoteleira e boa gastronomia à base de frutos do mar. Uma dica nessa região é Aracaju.
Com extensa faixa de mar e areia e variada rede de hospedagem, a capital de Sergipe é sinônimo de acolhida calorosa e de sossego. No conjunto de praias se destacam as de Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro. Na orla de Atalaia, a propósito, o visitante encontra muitos bares e restaurantes, no concorrido itinerário da Passarela do Caranguejo, e o oceanário mantido pelo Projeto Tamar. No centro histórico de Aracaju estão mercados públicos, praças, a catedral e edificações emblemáticas.
A região serrana do Rio Grande do Sul também entra no rol dos bons destinos para aproveitar a baixa temporada. Nesse território, duas sugestões: Bento Gonçalves e Garibaldi, municípios vizinhos e com paisagens rurais semelhantes, dominadas pelos parreirais. Nessa época não é possível mais colher a uva no pé, mas é certa a chance de harmonizar os vinhos e espumantes locais com pratos da cozinha italiana.
Em Bento Gonçalves, um programa interessante é visitar de bicicleta os distritos turísticos. O turista pode curtir cicloturismo de forma segura e profissional, com equipamentos apropriados, guias experientes, estrutura de apoio etc. Pedalar pelas estradinhas rurais é garantia de total sintonia com a natureza.
Município onde foi fabricado o primeiro champanhe no Brasil, há mais de 100 anos, Garibaldi igualmente acena com várias atividades singulares. Uma delas é percorrer a Rota dos Espumantes.
Balneário catarinense disputadíssimo no verão, Bombinhas fica um sossego agora entre os meses de março e julho. A água do mar está fria e pouco convidativa, é verdade, mas as belezas das diversas praias e costões do município podem ser melhor contempladas com menos visitantes.
Para quem gosta de caminhadas, a subida pela trilha do Morro do Macaco, com 191 metros de altura, constitui um programa legal. Do alto tem-se uma visão de 360º. Outra atividade possível nessa época é mergulhar – aliás, Bombinhas é considerada capital do mergulho ecológico, com operadoras oferecendo serviços o ano inteiro. Também vale a visita ao Museu Naval Casa do Homem do Mar, um dos mais expressivos do gênero na América Latina.
Então, esses destinos não são interessantes? Por certo, uma boa agência de turismo poderá ajudar na compra do melhor pacote para visitá-los ou revisitá-los, ou para sugerir outros passeios. O importante é aproveitar as vantagens da baixa temporada. Boa viagem!
set 20, 2024 0
dez 01, 2022 0
nov 30, 2022 0
nov 28, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...