Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
dez 17, 2018 editorial Destaques, Programa Legal 0
Capital da Argentina e do tango, Buenos Aires também se destaca pela diversidade do seu circuito cultural-artístico-histórico. A cidade, vale ressaltar, é o endereço fixo do quadro Abaporu, da modernista Tarsilla do Amaral, considerada a obra mais representativa das artes do Brasil. Hoje, hoje integra o acervo do Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires, o Malba.
No roteiro portenho das artes, com inúmeros outros pontos de visitação, e emblemáticos trabalhos de pintores, escultores e artistas de variadas disciplinas, reúne cerca 189 museus e espaços culturais. Ou seja, percorrê-lo é, sim, um programa legal.
O Museu Nacional de Belas Artes possui expressiva coleção permanente, na qual figuram, por exemplo, El Greco, Goya, Picasso, Rembrandt, Rodin. O Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, abriga trabalhos de arte contemporânea da década de 40 até o século atual, além de autores internacionais do porte de Salvador Dalí, Joan Miró e Henri Matisse.
No Museu Evita, o visitante conhece detalhes da vida de Eva Duarte de Perón. A arte colonial pode ser apreciada no Museu Isaac Fernández Blanco. Já os artistas populares da Argentina se concentram no Museu José Hernández. O Museu Quinquela Martín guarda obras desse afamado artista portenho, segundo contam, um dos inspiradores da ideia de transforma o Caminito em galeria de arte a céu aberto.
Abrigando um museu focado no setor de saneamento, o Palácio das Águas Correntes já é um belíssimo apelo visual pela arquitetura externa. Outrora, importantíssimo depósito de água para abastecimento da cidade inaugurado no final do século XIX, tem suas fachadas revestidas com milhares de tijolos e peças cerâmicas fabricadas na Bélgica e na Inglaterra.
Para quem deseja um passeio cultural sem mexer no bolso, os museus Nacional de Belas Artes, da Casa Rosada, da Imigração e o Quinquela Martín têm entrada gratuita.
jul 13, 2023 0
set 12, 2022 0
ago 05, 2022 0
jul 06, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...