Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
dez 22, 2021 editorial Destaques, Opinião 0
Paulo Sidnei Ferraz*
O que me fez estar junto com o Vitamina, o Farofa, o Tarzan e o Rubens nesse vagão homenageado pela Serra Verde Express? O mesmo trem que levou esses e outros aventureiros aos pés da montanha Marumbi me aproximou dessas ilustres figuras.
Passei a admirá-los pelos princípios, exemplos, acervo cultural, espírito preservacionista, amor à ferrovia e à natureza da floresta Atlântica.
Não subi ainda ao pico, mas completei a etapa preliminar fazendo aos 67 anos a tradicional caminhada e vencendo os desafios do Caminho do Itupava.
Sou um marumbinista diferente dos meus amigos homenageados. Sou um marumbinista do Trem Marumbi!
Desde 1985, travo uma luta continua para a preservação desse meio de transporte importante para quem quer fazer uma escalada ao Marumbi.
Quando me transferi de Londrina para Curitiba pela RFFSA acabei assumindo a responsabilidade pelos trens de passageiros.
O trem para Paranaguá tinha muitas reclamações sobre dificuldades de compra de passagens, embarques em Piraquara no trem lotado com passageiros viajando de pé, batedores de carteiras e outros problemas, inclusive, política de governo para acabar com trens de passageiros.
Conseguimos resolver esses problemas, contratar ferromoças, treinar o pessoal e implantar outras melhorias.
Veio a privatização da RFFSA com novas pressões para acabar com o Trem Marumbi.
O concessionário vencedor do leilão dos trens de cargas da malha sul não queria assinar o contrato do trem de passageiros como interveniente e passou a colocar uma série de obstáculos para a retomada das viagens a Paranaguá.
Admiro os Adonais Arruda (pai e filho), porque foram torturados pela RFFSA (depois ALL), mas não desistiram e continuaram seguindo em frente.
Nas obras para a Copa do Mundo, a prefeitura de Curitiba propôs a divisão do pátio da estação com uma passagem em nível, que além do alto risco de acidentes e derrubada de parte da plataforma, obra do arquiteto Rubens Meister, acarretaria sérios problemas operacionais para o Trem Marumbi. Com o apoio do MPF conseguimos evitar mais essa tentativa de prejudicar o trem.
Como fiéis marumbinistas, temos que continuar atentos em defesa do trem e da montanha!
Agradeço a Serra Verde Express na pessoa dos seus diretores Adonai e Adonai filho, a arquiteta Lucila e outras pessoas envolvidas nessa homenagem!
*Paulo Sidnei Ferraz, ex-superintendente da RFFSA em Curitiba e um dos homenageados pela Serra Verde Express, empresa concessionária do trem de passageiros no trecho Curitiba-Morretes, com o vagão Guardiões do Marumbi
dez 12, 2024 0
nov 23, 2022 0
nov 17, 2022 0
nov 01, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 04, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...