Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
nov 12, 2019 editorial Destaques, Opinião 0
* Maria Salomé da Conceição Rafael
São fortes e inquebráveis os laços que unem Portugal e o Brasil. Somos países irmãos, com todo um passado, uma língua e uma cultura que nos une e que devemos valorizar. Quinhentos anos depois de termos cruzado o Atlântico e chegado ao Brasil, hoje convidamos o povo brasileiro a fazer o caminho inverso e a redescobrir o Ribatejo, a região que fica mesmo no centro geográfico de Portugal.
O Ribatejo é uma região de múltiplas oportunidades, com uma riqueza cultural, paisagística, gastronómica e económica ímpar. O Tejo, principal rio português, atravessa toda a região criando paisagens muitos diversas e formando cenários de rara beleza natural. Por todo o Ribatejo existem variados motivos de interesse, que testemunham séculos de história e que convidam a uma visita demorada.
Do ponto de vista territorial, o Ribatejo tem uma localização invejável, que se pode traduzir em inúmeras vantagens para todas as atividades económicas aqui desenvolvidas. Estamos situados no centro do país, a meio caminho entre o norte e o sul, o litoral e o interior. Temos uma localização geográfica privilegiada, estamos a uma hora de distância de Lisboa e a duas horas do Porto, com acessos rápidos e facilitados ao aeroporto de Lisboa e aos portos de Lisboa e Setúbal.
A proximidade com Espanha, a uma hora de distância, transforma esta região numa porta de entrada para o mercado único europeu, com 500 milhões de consumidores.
Para quem pretende investir, existem várias infraestruturas totalmente preparadas para dar todo o apoio ao investimento empresarial, como centros tecnológicos, cinco áreas de localização empresarial, que permitem a todas as empresas que ali se instalem usufruir de benefícios fiscais, de um processo de licenciamento mais rápido e menos burocratizado. Uma dessas infraestruturas é a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, que celebrou este ano 30 anos de existência e que ao longo desse tempo tem trabalhado no apoio às empresas e ao desenvolvimento regional, sendo atualmente uma das mais dinâmicas do país, contando com mais de 2.800 empresas associadas e que representam mais de 90% do VAB da região.
Temos também, no Ribatejo, centros de investigação tecnológica, incubadoras de empresas, instituições de ensino superior, escolas profissionais, centros de formação profissional e, não menos importante, recursos humanos altamente qualificados. Somos uma região onde o setor primário e a agroindústria têm um enorme peso na nossa economia. Apostamos na investigação e no desenvolvimento de novos produtos ao nível do melhor que se faz no mundo, utilizamos tecnologias inovadoras e possuímos know how. Muitas das nossas empresas exportam já para os quatro cantos do mundo.
Apesar destes serem indicadores muito positivos, queremos mais. Para crescerem, as nossas empresas e a economia regional precisam cada vez mais de se virar para o exterior, procurar novos mercados e novos parceiros de negócio. Apoiar as empresas neste esforço de internacionalização tem sido uma das áreas estratégicas de intervenção da NERSANT, sendo que uma dessas apostas passa pela organização de ações de promoção internacionais, nas quais se enquadra o evento que estamos a organizar no próximo dia 27 de novembro, na Câmara Portuguesa, em São Paulo, no eixo do tema Portugal/Brasil – Ribatejo uma região de Oportunidades e que durante um dia inteiro promoverá o contato entre agentes-chave nas relações bilaterais de Portugal e do Brasil.
De referir que este evento é promovido pela NERSANT no âmbito do Projeto Ribatejo Global, que visa contribuir para o aumento do reconhecimento da qualidade das empresas, produtos e serviços da região junto dos mercados externos. O mesmo é financiado pelo Compete 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
*Maria Salomé da Conceição Rafael, presidente da NERSANT
nov 28, 2022 0
ago 11, 2022 0
jul 19, 2022 0
mar 28, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...