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dez 19, 2017 editorial Destaques, Notícias 0
A temporada 2017-2018 de cruzeiros pela costa brasileira, iniciada em novembro, está com maior oferta de leitos. Apesar do mesmo número de navios em operação da temporada anterior, ou seja, sete, houve aumento de 15% na disponibilidade de lugares, avalia a a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – Clia Brasil.
Outra novidade importante para o segmento foi a inclusão de Balneário Camboriú como novo destino. Mas apesar das conquistas, o segmento vislumbra novos desafios para 2018 em busca de maior competitividade para o país. “Trabalhamos muito não apenas para manter as embarcações já em operação aqui, mas também para atrair novos interessados. Uma das operadoras em atuação no litoral brasileiro trará o maior navio a singrar águas nacionais, mas queremos realmente ampliar nossa oferta e estamos trabalhando para isso”, explica Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
De acordo com a entidade, a principal discussão a ser tratada em 2018 é a redução de custos da operação dos cruzeiros no país até os níveis médios internacionais. “A carga tributária ainda é elevada”, lembra o dirigente. Ainda segundo ele, o segmento contribuiu com R$ 1,6 bilhão para a economia brasileira na temporada 2016/2017. Mas o cenário atual ainda está muito aquém dos maiores competidores. “China, Austrália, Emirados Árabes, Sul da Ásia, Caribe e Europa mantêm forte investimento em infraestrutura, novos destinos e regulação favorável ao setor”, resume.
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