Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
out 13, 2020 editorial Destaques, Destinos 0
Indiscutivelmente, a gastronomia constitui elemento importante no processo de formatação e consolidação de destinos turísticos. Afinal, em visita a lugares onde nunca esteve, o viajante quer conhecer, além de novas paisagens, um pouco da cultura e da culinária locais. Com justo motivo, pois, algumas regiões paranaenses estão procurando certificar produtos com características próprias.
No Paraná, atualmente, o turista pode experimentar oito produtos com o selo chamado de Indicação Geográfica, ou simplesmente IG. É o caso da erva-mate de São Mateus do Sul, do café do Norte Pioneiro, da goiaba de Carlópolis, do mel do Oeste do Estado e de Ortigueira, do queijo de Witmarsun, do melado de Capanema e da uva de Marialva.
Os procedimentos para registro da certificação são realizados pelo Sebrae e a concessão cabe ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial-INPI.
Segundo Maria Isabel Guimarães, coordenadora estadual de agronegócios do Sebrae-PR, o estado tem se tornado referência na obtenção das indicações geográficas. “O Paraná possui enorme diversidade de produtos com características únicas em suas regiões. Por isso, continuamos realizando o trabalho de triagem, diagnóstico e potencialização de novos produtos, a partir da demanda dos pequenos negócios”, complementa a técnica.
Nesse contexto, também já foram protocolados no INPI pedidos de IG para a cachaça de Morretes, as balas de banana de Antonina, o barreado e a farinha de mandioca do Litoral e o morango do Norte Pioneiro.
Por outro lado, o rol de produtos com potencial de registro de IG ainda aponta o queijo purungo de Palmeira, o ginseng de Querência do Norte, as tortas de Carambeí, os carneiros da Cantuquiriguaçu, os queijos de Guaraniaçu, o queijo colonial do Sudoeste, a cracóvia de Prudentópolis, a poncã do Vale do Ribeira, as tilápias do Iguaçu, os vinhos de Bituruna, as uvas de Rosário do Ivaí, as ostras do Litoral, o queijo de Santo Giorno e os tomates de Cantuquiriguaçu.
dez 18, 2024 0
dez 04, 2024 0
set 10, 2024 0
maio 05, 2023 0
jan 07, 2025 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 22, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...