Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
mar 06, 2017 editorial Destaques, Programa Legal 0
O município paranaense de Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais, guarda uma preciosidade. O Parque Estadual do Cerrado é uma das poucas reservas do estado com suas características (vegetação rasteira e arbustos retorcidos) e também conta com singulares formações de rochas areníticas, a exemplo do cânion do Rio Jaguariaíva e da cachoeira do Ribeirão São Antônio.
Com atividades de educação ambiental, fiscalização e realização de pesquisas científicas, ele, da mesma forma, é uma boa opção de lazer em contato com a natureza. “Temos atividades como ações de manejo do ambiente, manejo de exóticas e o recebimento de visitantes”, explica Maria Ângela Dalcomune, gerente da unidade de conservação.
Gerenciado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e localizado a aproximadamente doze quilômetros de Jaguariaíva, o Parque do Cerrado fica aberto para visitação de quarta-feira a domingo, sempre no período das 8h30 às 16h30. As visitas são monitoradas e o acesso é gratuito.
Programa legal para os amantes da vida ao ar livre e em meio ao verde das matas, o Parque do Cerrado, igualmente, é modelo de sustentabilidade ambiental. Trata-se da única unidade de conservação paranaense com aproveitamento de energia do sol. Desde a sua implantação, em 2001, utiliza um sistema de placas fotovoltaicas, instaladas em locais estratégicos, para receber os raios solares e transformá-los em eletricidade.
A energia é captada em três instalações para atender a iluminação das edificações do parque e aquecimento da água utilizada no alojamento dos pesquisadores e na casa do guarda-parque. Para manter as atividades nos dias sem sol, a energia captada é armazenada com o auxílio de 30 baterias, capazes de assegurar carga para aproximadamente cinco dias.
Outras iniciativas focadas na sustentabilidade foram implantadas no local. “Além da energia sustentável, a própria construção e o tratamento de esgoto do parque atendem a esse conceito”, complementa Maria Ângela. Para obter informações complementares sobre o Parque Estadual do Cerrado, e outras unidades de conservação paranaenses, é só acessar o site www.iap.pr.gov.br.
ago 22, 2022 0
abr 07, 2022 0
abr 15, 2021 0
nov 06, 2020 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...