Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
set 15, 2017 editorial Destaques, Destinos 0
Com quase 500.000 habitantes, Londrina é um das mais pujantes cidades do Paraná. Colonizada por ingleses – daí, inclusive, seu nome ser uma explícita alusão a Londres – e, depois, construída por migrantes, maioria paulistas e mineiros, ela tem na calorosa acolhida aos visitantes uma característica marcante.
O grande impulso econômico local deu-se com a agricultura cafeeira, ao ponto de Londrina ter sido considerada, nos anos 50/60, a capital mundial do café. Hoje, essa cultura está praticamente substituída na região, mas a história dos pioneiros cafeicultores permanece viva em certas fazendas, e em algumas edificações do centro, motivando a formatação de pacotes turísticos.
Maior cidade do norte paranaense, ela experimenta investimentos constantes nas áreas industrial, comercial e de serviços e fortalecimento da agricultura. É ainda referência em termos culturais e educacionais (a Universidade Estadual de Londrina goza de prestígio nacional) e oferece uma boa estrutura nos aspectos de hospedagem e de serviços ao turistas.
Qualquer londrinense aponta na hora: o mais propagandeado, e curtido, cartão de visitas da cidade é o Lago Igapó. Implantado em 1957, atualmente ele configura a principal área de lazer da cidade e local requisitado por praticantes de esportes náuticos. No município, outra área verde de interesse turístico é a Mata dos Godoy, uma das últimas reservas naturais de vegetação nativa do norte do Paraná.
No centro da cidade, o destaque fica por conta do calçadão, implantado em 1977 e originado da reurbanização das Praças Willie Davids, Marechal Floriano e Gabriel Martins, conforme projeto do arquiteto Jaime Lerner. Ele possui bancas de revistas, lanchonetes, cafeterias, choperias, floriculturas, lojas, bancos, restaurantes, teatro e até um coreto.
Ainda na área central, o roteiro do visitante deve incluir, entre outros pontos, o Museu Histórico Padre Carlos Weiss, o Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon, a Catedral Metropolitana e Santuário de Schöenstatt – por falar em atrativos ligados à fé, igualmente, podem ser visitados a Mesquita Muçulmana Rei Faiçal e o Templo Budista Honganji.
Londrina é conhecida e reconhecida pela produção cultural e pelos nomes da terra alçados a destaque nacional. Nesse contexto estão inseridos, entre muitos outros, os músicos e compositores Arrigo Barnabé e Itamar Assunção, o pianista Marco Antônio de Almeida, o teatrólogo Paulo Moraes e o premiado escritor Domingos Pellegrini Junior.
Descubra mais a respeito dessa acolhedora e interessante cidade acessando o site www.londrinaconvention.com.br. E boa estada!
ago 18, 2022 0
ago 16, 2022 0
jul 04, 2022 0
fev 17, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...