Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
maio 26, 2020 editorial Destaques, Notícias 0
Um dos principais atrativos turísticos da localidade argentina de Esquel, o passeio ferroviário puxado por uma antiga Maria-fumaça, conhecido como La Trochita, completou 75 anos nessa segunda-feira 25. A locomotiva a vapor é uma das únicas ainda em funcionamento no planeta e o comboio férreo mantém vagões conservados com praticamente todas as suas características originais.
Diante do histórico trem e das belas paisagens patagônicas descortinadas ao longo do trajeto, esse passeio é muito procurado pelos turistas.
A história de La Trochita está ligada a um ousado projeto, idealizado desde o começo do século passado, mas não concluído em sua totalidade, para expandir a malha ferroviária da Argentina até chegar ao sul do sul, unindo o Oceano Atlântico com a Cordilheira dos Andes.
Em seus primeiros cinco anos, esse expresso patagônico foi responsável pelo transporte de uma gama de produtos. Em 1950, começou a levar passageiros, se tornando principal meio de transporte dos habitantes do noroeste da província de Chubut. Entre os anos 1960 e 1970, La Trochita ocupou lugar de destaque na vida dos povos da região.
Resistindo ao passar dos tempos, o antigo expresso patagônico, graças também ao compromisso de ferroviários comprometidos com a história, hoje em dia proporciona aos turistas um tour repleto de cenários exuberantes e da boa memória do modal ferroviário de transporte.
Em tempo, La Trochita é uma referência à bitola estreita dessa ferrovia.
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...