Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
jun 25, 2018 editorial Destaques, Eventos 0
Depois de três de dias de muita movimentação na cidade paranaense de Foz do Iguaçu – mais precisamente entre 20 e 22 da semana passada –, os organizadores da 13ª edição do Festival Internacional de Turismo das Cataratas comemoram os números positivos desse ano. O balanço final do evento aponta bons saldos em relação à feira comercial, às atividades paralelas e, inclusive, no tocante a aspectos políticos.
Exatas 8.430 pessoas foram contabilizada na mostra turística e nos eventos paralelos e complementares do festival. Muitos desses participantes integraram 52 caravanas de visitantes, sendo 45 nacionais e sete internacionais. Na feira de turismo e negócios, 1.092 marcas foram expostas em 231 estandes, mostrando produtos e serviços da América do Sul, África e Ásia. E ainda houve credenciamento de 218 jornalistas especializados do Brasil e nove países.
Antes mesmo da abertura do festival, no dia 20, dois eventos paralelos ganharam evidência: o Experiência Braztoa 2018 (para saber mais clique aqui) e o lançamento do Prodetur+Turismo Itinerante, iniciativa do Ministério do Turismo com aceno de empréstimo financeiro a empreendedores do setor. E a solenidade inaugural foi marcada com a assinatura, pela governadora Cida Borghetti, de decreto criando grupo de trabalho para estudar e propor encaminhamentos à criação do fundo paranaense de turismo.
Um recorde dessa edição foi o número de trabalhos apresentados no 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu: 228. Mais de 1.200 estudantes e professores brasileiros e de outros países participaram do “principal evento do turismo científico das Américas”, como o próprio coordenador do festival, Paulo Angeli, classifica esse importante encontro acadêmico.
Sempre aliando a tecnologia ao turismo, o 3º Hackatour Cataratas – maratona de programação para desenvolvimento de soluções para o setor – foi conquistado pelas estudantes Bianca Lahm e Natália Teixeira. Elas apresentaram projeto de aplicativo de realidade aumentada, para oferecer ao turista um novo tipo de interação com o ambiente e, ao empresário, uma nova forma de atrair e conhecer seu público. O hackatour é patrocinado pela Itaipu Binacional e realizado em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, Iguassu Startups, Startup PR e Sebrae-PR.
Já conhecido como um evento preocupado com as causas ambientais e respeito ao meio ambiente, o Festival das Cataratas teve mais um marco importante nessa edição. Juntamente com seus parceiros, a organização promoveu a assinatura da Carta de Intenções do Movimento Junho Verde, com mais de vinte estabelecimentos assumindo compromisso em favor de ações de sustentabilidade.
Ainda a propósito da questão ambiental, o festival compensará as emissões de gases poluentes resultantes de diversas atividades, como montagem e desmontagem das estruturas, uso de água e energia, viagens dos participantes e até produção de lixo. Aliás, há dois anos consecutivos, a De Angeli, empresa responsável pela organização do festival, recebeu o Selo Sesi ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), ao lado dos Selo Sustentável da Destino Verde e Selo Evento Amigo do Meio Ambiente, concedido pelo Instituto Brasileiro de Florestas.
O Festival das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, com organização da De Angeli e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio, CNC, Fundo Iguaçu e Copel Telecom.
Panorama do Turismo, convidada pela organização do evento, esteve em Foz do Iguaçu para cobertura jornalística. As fotos a seguir são de alguns personagens clicados pela reportagem.
nov 13, 2024 0
nov 30, 2022 0
nov 28, 2022 0
nov 22, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...