Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
jul 13, 2021 editorial Destaques, Opinião 0
André Brunetta*
Com a pandemia, muitas pessoas mudaram seus hábitos de férias e passaram a preferir deslocamentos de carro até destinos de natureza na região onde moram, ao invés de grandes distâncias de avião. Esse estilo de viagem se mostra muito mais seguro, mas vale lembrar que distanciamento social e uso da máscara ainda precisam ser mantidos por um bom tempo.
Viajar de carro pode ser uma experiência inesquecível. É uma ótima opção para conhecer novos lugares, economizar e aproveitar a estrada ouvindo sua playlist favorita. Porém, se engana quem acha que é uma tarefa simples, principalmente durante uma pandemia. Se você pretende cair na estrada, lembre-se que a viagem começa muito antes de arrumar as malas. O primeiro passo é fazer uma revisão automotiva, para evitar que o carro enfrente problemas no meio do caminho. Por isso, leve o carro a uma oficina mecânica de sua confiança e faça um check-up.
Enquanto seu carro está no mecânico, aproveite para preparar o roteiro da viagem (isso se ainda não tiver feito!). Tendo o destino em mente, é válido pesquisar sobre as condições da estrada, valores dos pedágios, gastos com combustível, hospedagem e paradas para alimentação. Separar os documentos de identificação do carro também é primordial antes de viajar. Sempre leve a CNH (carteira de motorista), a carteira de identidade e o CRLV Digital (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) que pode ser emitido diretamente no app Zul+.
Não abuse da sorte. Esteja preparado para emergências, seja por meio de dinheiro extra, remédios para dor de cabeça e mal-estar, papel higiênico ou lenços umedecidos. E como estamos em uma pandemia, leve máscaras reservas e bastante álcool em gel extra para quando não puder lavar as mãos.
Antigamente era preciso andar com aqueles mapas enormes e ficar atento para não se perder no meio do caminho. Hoje em dia, basta um smartphone com internet para conseguir dirigir para qualquer lugar. Mas além do celular, também é importante levar um carregador e suporte, que podem descomplicar sua vida.
Não deixe que um imprevisto, como furar o pneu na estrada, transforme sua viagem em um grande pesadelo. Com o carro ainda na garagem, retire os equipamentos do estepe, como macaco, chave de roda, triângulo e pneu reserva, e confira se estão todos funcionando. Essa é uma ótima oportunidade para entender como utilizar o estepe antes de uma emergência.
A tag de pedágio é mais uma coisa que não pode faltar em uma viagem de carro, afinal, ninguém gosta de perder tempo na fila de cobrança manual. Com a tag de pedágio do Zul+, por exemplo, é possível calcular o valor de todos os pedágios antes mesmo da viagem e já deixar o valor pré-pago.
Certamente, em algum momento, a fome vai bater, e nem sempre é possível parar em algum estabelecimento. Por esse motivo, leve água e comidas prontas em uma bolsa térmica. Assim é possível aproveitar a estrada sem se preocupar com fome ou sede.
Por mais que seu destino seja uma praia e a previsão seja de sol, no dia da viagem é possível pegar uma tempestade na estrada. Por isso, é importante carregar alguns objetivos que ajudam caso algo não saia como o esperado. Na minha lista sempre tem: um óculos escuro para o sol não atrapalhar durante a viagem, um guarda-chuva para não se molhar em caso de chuva e uma blusa de frio no caso da temperatura diminuir.
Por último, com todos esses itens separados, faça uma playlist de suas músicas favoritas. Como as viagens normalmente são longas, você terá tempo suficiente para ouvir músicas e refletir, ou conversar com seu parceiro de viagem.
* André Brunetta, co-criador e CEO do app Zul+, autotech da América Latina com mais de 2 milhões de usuários em todo o Brasil. Também já trabalhou como desenvolvedor e publicitário, conquistando quatro prêmios em Cannes
jul 26, 2022 0
jul 01, 2022 0
nov 24, 2021 0
set 13, 2021 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...