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maio 01, 2020 editorial Destaques, Notícias 0
No período de 8 a 21 de abril, em atendimento à solicitação do Conselho Paranaense de Turismo-Cepatur, a Paraná Turismo – braço operacional do Governo do Estado para o segmento – realizou pesquisa para identificar os impactos do coronavírus na atividade turística no Paraná.
O estudo contatou 1.157 empresários, sendo 45,8% proprietários de micro empresa, 29,0% microempreendedor, 18,3% de empresa de pequeno porte, 2,9% de empresa de grande porte, 1,8% de empresa de médio porte, 9% de Eireli 09% e 4% autônomos.
Com relação às medidas adotadas aos produtos/serviços: 30,8% mantiveram os preços, 26,6% não tomaram nenhuma decisão, 22,0% reduziram os preços e 14,5% estão parados/fechados.
Já em relação às medidas de alívio adotadas pelos empresários, destacam-se: corte de custos 23% e remarcações/adiamentos de serviços 15%. Sobre socorro financeiro, 54% informaram necessitar de crédito.
Das empresas consultadas, 65% não demitiram seus colaboradores, 43,6% aderiram ao trabalho remoto e 47,8% acreditam na recuperação do seu negócio somente no próximo ano. Sobre ações a ser adotadas pelo governo no segundo trimestre, 18% apostam na diminuição de impostos federais e 17% impostos estaduais, além de concessão de empréstimos 20%.
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