Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
maio 07, 2021 editorial Destaques, Destinos 0
Destino turístico da região serrana de Santa Catarina com popularidade bastante ressaltada no inverno – afinal, tem-se em conta ser o município mais frio do Brasil –, Urupema oferece aos visitantes um local onde é possível saber mais sobre suas particularidades históricas, culturais e geográficas.
Aberta ao público desde outubro do ano passado em imóvel próprio, a Casa da Cultura Ana Paula da Silva Souza constitui esse ponto obrigatório de parada de turistas. E funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9h00 às 18h00 – aos sábados e domingos está temporariamente fechada em razão da pandemia.
O novo endereço de visitação na pequena localidade resulta de projeto de pesquisas e estudos, de muito folego, desenvolvido ao longo de mais de dois anos sob coordenação dos historiadores Carlos Solera e Eleni Cássia Vieira.
Referência, lógico, também para moradores interessados em conhecer as raízes do município, a Casa da Cultura possui variado acervo distribuído em espaços distintos. A sala um, por exemplo, trata da formação histórica de Urupema, desde seus primeiros habitantes, os indígenas, passando pela instituição da Capitania de Sant’Ana pelo governo português e suas influências na construção do território catarinense.
Na sala dois estão retratados os ciclos econômicos locais, com abordagens sobre o desenvolvimento da pecuária, agricultura, madeira e fruticultura. Na sala três, com o universo feminino, destacam-se a padroeira Nossa Senhora de Sant’Ana e os saberes e fazeres compartilhados por mulheres verdadeiramente guerreiras e traduzidos em usos e costumes.
Na sala quatro, o visitante saberá mais sobre cotidiano da lida campeira, com o fogo de chão, o muro de taipas, a cozinha interligando costumes, o couro estendido retratando a cultura regional. A sala cinco, da geofauna, reúne acervo de animais e mostras geológicas da serra catarinense – com uma proposta educativa, ela materializa sonho de Carlos Solera e do biólogo Wiliam Veronezi. A sala seis, de multimeios está reservada para apresentação de documentários, palestras, cursos, oficinas, exposições temporárias, e conta com biblioteca já com vários livros e aberta à construção.
Para saber mais sobre as possibilidades de turismo em Urupema clique aqui.
nov 23, 2022 0
nov 16, 2022 0
nov 10, 2022 0
nov 03, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...