Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
jan 17, 2017 editorial Destaques, Destinos 0
Bem-vindo!, convida o título acima em papiamento, sonoro idioma oficial, junto com o holandês, de Curaçao. Aliás, essa saudação traduz muito bem o desejo dos hospitaleiros moradores dessa pequena e encantadora ilha – sucursal do paraíso, senão o próprio – de receber calorosamente os visitantes.
Nesse pedacinho do planeta, a natureza caprichou na paleta de tons marinhos, emoldurando-o com águas de todos os azuis. E o gosto pela profusão de cores está evidente nas casas e edificações – para alegria do dono da loja de tintas – e até na bebida local, o licor Curaçao.
Na porção sul do Caribe, a cerca de 60 quilômetros da costa da Venezuela, Curaçao é um destino com predicados capazes de cativar viajantes de todas as idades e distintos gostos. Afinal, possui atrativos naturais, história, completa estrutura de turismo e sol o ano inteiro.
Ilha resultante de atividade vulcânica e da formação de corais, Curaçao oferece praias de cristalinos matizes de azul e de areia branquinha. Os turistas têm à disposição, portanto, lindíssimos cenários para banhos de mar e de sol e para mergulhos de observação da vida submarina.
O roteiro local assinala mais de trinta praias de singular beleza, a exemplo de Kenepa Grandi e Cas Abou. Quase todas se localizam no litoral sudoeste, com águas protegidas. Em algumas, cobra-se ingresso. Pequena e despovoada, a vizinha Ilha Klein também vale a pena.
Da mesma forma, a natureza é eloquente em Shete Boka, com o duelo constante do mar com os costões rochosos. E em contraste com a orla marítima, as salinas de Jan Kok, na porção interna da ilha, surpreendem pela inusitada paisagem e pelos seus moradores, os flamingos.
Além de curtir a faixa de areia e mar, em Curaçao é possível vivenciar muitas experiências. Como explorar de buggy territórios inóspitos, com direito a entrar numa gruta e visitar fazenda de avestruz. Ou fazer caminhada em trilhas ecológicas, mergulho, windsurfe, golfe, escalada, rapel…
No Sea Aquarium, dá para nadar com peixes e arraias, alimentar tartarugas e tubarões e ver shows de golfinhos e leões-marinhos. Já na Kueba di Hato, a proposta é percorrer uma ampla caverna, outrora esconderijo de escravos, toda adornada por milenares estalactites e estalagmites.
Ainda no rol de paradas: os museus, entre eles o Curaçao Museum e o Kura Hulanda; a plantação de aloe vera; os fortes Rif e Amsterdã, hoje com outras destinações; a fábrica do legitimo licor Curaçao; os shoppings e áreas duty free, com produtos de origem garantida e sem taxação.
Destino internacional de turistas, Curaçao acena com variada oferta de hotéis, restaurantes, bares, cassinos, endereços para compras e de opções de lazer e entretenimento. Entre as dicas de hospedagem estão os resorts Hilton, Sunscape e Santa Barbara.
O circuito da boa mesa indica estabelecimentos com culinária regional e outros com cardápio internacional. Entre os primeiros, por exemplo, são indicados o Jaanchie’s Restaurant, com exótico cozido de iguana, e o Zus di Plaza, no antigo mercado.
Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a capital Willemstad constitui atrativo à parte. Seu destaque é Punda, bairro com variado comércio, casario colorido, mercados públicos e acesso pela centenária ponte flutuante Rainha Emma (para os íntimos, “senhora idosa que balança”).
Curaçao encaixa-se em muitas propostas de viagem, entre elas, as familiares e as de lua-de-mel. É destino para desfrutar em qualquer época – em estadas prolongadas, arrisca-se aprender o papiamento, idioma de raízes africana, portuguesa, holandesa, espanhola e inglesa.
Para programar uma escapada para essa ilha paradisíaca, vale procurar orientação em uma agência de viagens de confiança. E pode ter certeza: em Curaçao, a acolhida será absolutamente cordial!
Panorama do Turismo viajou a Curaçao convidada pela Copa Airlines, CVC e Escritório de Turismo de Curaçao
nov 08, 2024 0
set 20, 2022 0
ago 24, 2022 0
ago 22, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...