Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
abr 24, 2018 editorial Destaques, Destinos 0
A baixa temporada é perfeita para conhecer, ou revisitar, Bombinhas. Nesses meses do ano esse destino litorâneo de Santa Catarina, distante cerca de 70 quilômetros da capital Florianópolis, reúne tranquilidade e aconchego. Além de convidar à contemplação da natureza exuberante nas dezenas de praias, nos costões e áreas verdes, o menor fluxo turístico abre outras oportunidades no local.
Nessa época, hotéis oferecem tarifas promocionais e restaurantes estão livres das filas. Na estação outonal os dias têm luminosidade especial e, em maio, arrisca-se pegar um calorzinho, caso o tradicional veranico do mês faça uma parada na região.
Com cerca de 33 quilômetros quadrados e 14.000 habitantes, Bombinhas é um dos paraísos dos mares do sul. Está emoldurado por um mar cristalino, de colorações esmeraldas, e recheado de riqueza natural. No quesito praias, existem opções para todos os gostos – umas com águas calmas, outras próprias para o surfe, até as desertas, com acesso apenas por trilhas e costões.
A pródiga natureza local pode ser apreciada a pé, em passeios de barco, caiaque ou bicicleta, e também em mergulhos. Para a prática do ecoturismo, o visitante encontra os parques municipais da Galheta e do Morro do Macaco (com vista de 360 graus) e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros, com trilhas para caminhadas guiadas.
Considerada capital do mergulho ecológico, Bombinhas, da mesma forma, atrai mergulhadores das mais diversas partes do Brasil e do planeta e acena com várias empresas especializadas. Um dos pontos de prática desse esporte é a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, com ilhas de rara beleza, águas límpidas, naufrágios e rica biodiversidade marinha.
Bombas é a primeira praia para quem chega de carro. Com águas calmas, configura também um reduto da pesca artesanal. Bombinhas é a praia da qual o município empresta o nome e onde se localizam o maior centro comercial e as principais escolas e operadoras de mergulho autônomo.
A Praia da Sepultura, pequena, é recomenda para mergulho livre. Nela teria sido enterrado um escravo, por volta de 1840. A Praia de Mariscal, assim batizada em função da grande quantidade de mariscos em seus costões, é muito procurada por surfistas. Com cenário poético, Zimbros foi a primeira praia avistada pelos colonizadores açorianos na península.
O roteiro das praias ainda aponta as do Canto Grande (com o Parque Municipal do Morro do Macaco, onde está o segundo ponto mais alto), Quatro Ilhas, do Ribeiro, Retiro dos Padres, Conceição, da Tainha, Morrinhos, Prainha e Lagoinha. Existem, por outro lado, praias desertas, selvagens mesmo, a exemplo das do Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha.
nov 23, 2022 0
nov 16, 2022 0
nov 03, 2022 0
nov 03, 2022 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...