Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
maio 30, 2018 editorial Destaques, Notícias 0
A secional paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR) é solidária à paralisação dos caminhoneiros brasileiros na reivindicação pela redução da carga tributária incidente sobre o preço do óleo diesel. A entidade enxerga na greve do transporte rodoviário o agravamento de uma crise enfrentada pelo país há mais tempo. “Nesse cenário preocupante, a paralisação da última semana expõe a fragilidade da economia brasileira”, avalia Jilcy Rink, presidente da instituição
Na perspectiva da entidade, a crise resulta de uma conjuntura econômica muito mais complexa e ampla, a qual vem atingindo os negócios da alimentação nos últimos anos e se agravou no início desse ano. A Abrasel-PR estima, mesmo sem a crise de abastecimento, o fechamento pelo menos 20% dos estabelecimentos do setor até o segundo semestre, notadamente pela alta carga tributária brasileira e ao desaquecimento do mercado. A exemplo dos caminhoneiros, os proprietários de restaurantes afirmam não conseguir repassar os custos do empreendimento ao consumidor final.
Embora apoiem os caminhoneiros, os proprietários de restaurantes sentiram os impactos da greve e registraram queda de 50% no movimento na última semana. No último fim de semana o prejuízo foi mais intenso, chegando a 70% em alguns estabelecimentos. Os restaurantes informam só possuírem insumos para atender a população pelos próximos quatro dias.
A Abrasel-PR ainda vê na última proposta feita pelo governo federal às entidades representativas dos caminhoneiros apenas uma medida paliativa, sem capacidade de resolver problemas econômicos conjunturais. A redução e o congelamento do preço do diesel por 60 dias são insuficientes para sanar o cenário. Diante da grave crise de abastecimento, a Abrasel-PR compreende a necessidade de retorno do trabalho dos caminhoneiros, para a população não ficar desassistida e a economia brasileira não sofrer mais danos. Por fim, a entidade propõe uma reforma tributária, incluindo uma agenda econômica mais consistente e de longo prazo.
abr 08, 2022 0
ago 24, 2021 0
jul 01, 2021 0
maio 26, 2021 0
jan 07, 2025 0
dez 18, 2024 0
dez 12, 2024 0
dez 12, 2024 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...