Última Atualização janeiro 7th, 2025 6:21 AM
fev 22, 2017 Nelci Seibel Colunas, Volta ao Mundo 0
As entidades interessadas em participar do desfile de comemoração aos 166 anos de Joinville, no dia 9 de março, tem até esta sexta-feira (24/02) para se inscrever. Qualquer entidade ou grupo organizado pode participar e desfilar com no máximo 60 integrantes, 15 carros e 20 motos. A cerimônia acontece às 17 horas, na Avenida Beira-Rio. Obtenha todas as informações em drimprensa@gmail.com, ou telefone 3431-3233.
No dia 7 de março, a escritora Fernanda Ortiz Machado lança o livro “Dois Olhares Sobre Joinville”, acompanhado de uma exposição com o mesmo nome, com a curadoria de Miriam Aparecida da Rocha. O evento é aberto ao público e será realizado no Museu de Arte de Joinville, a partir das 19h30. A exposição vai até o dia 30 de abril. A exposição reúne 16 obras dos artistas joinvilenses Ademar César e Amandos Sell.
A pedido da Associação das Letras, a Academia Joinvilense de Letras vai sediar o Primeiro Evento Conjunto de Literatura de Joinville, congregando as três maiores entidades de escritores e aspirantes da região: a Academia, a Associação e a Confraria. Será no dia 2 de março, no Salão Mozart da Harmonia Lyra, às 20 horas. Porém, a partir das 19h haverá sessão ordinária da Academia Joinvilense de Letras, realizada pela primeira vez no novo espaço, no 3º andar da Harmonia Lyra. O evento é aberto ao público e gratuito.
A Cadeia de Hotéis Associados (CHA) preparou pacotes especiais para o período de Carnaval. São onze hotéis, nos quais haverá recepção com decoração especial e drinques para quem permanecer hospedado por três a sete dias. Veja todos os hotéis e seus serviços em: www.chahoteis.com.br.
Fraiburgo, uma cidade limpa e organizada, com cerca de 40 mil habitantes integra o Vale do Contestado e sua área urbana é cercada por pomares que reúnem mais de 7 milhões de macieiras. O município produz mais de 180 toneladas por ano, ou seja, 26% das maçãs colhidas no país. Fraiburgo foi fundada na década de 1950, pelos irmãos René e Arnoldo Frey, imigrantes alemães, que após diversos negócios se dedicaram, junto com outras famílias à cultura de maçãs. O sucesso do empreendimento trouxe ao município o título de “Capital da Maçã”.
Um dos atrativos para turistas é a visita aos pomares, com direito a colher as frutas no pé, entre fevereiro e maio. Já no início da primavera, o espetáculo são os pomares de maçã em flor, quando os produtores também organizam passeios para visitantes.
Em Fraiburgo a temperatura é amena mesmo no verão, e no inverno a paisagem se cobre de branco pela geada e eventuais quedas de neve. Além da cidade acolhedora, destacam-se atrativos turísticos como: Casa da Cultura Lydia Frey; Castelinho, inspirado na arquitetura normanda; Gruta do Monge João Maria; destaque da Guerra do Contestado; Santuário Diocesano de N. Sra. de Fátima, a 3,5 km do centro; Floresta René Frey, 50 hectares de mata preservada, com trilhas e uma capela para meditação; Hotel Renar, em uma colina, com amplos jardins, bosque e parque infantil, um dos cartões postais de Fraiburgo.
Passeios de aventuras podem ser realizados com os jipes Kaigang e Jagunço, com obstáculos e surpresas no trajeto. Próximo a Fraiburgo ficam os municípios de Lebon Régis, outrora cenário das mais sangrentas batalhas da Guerra do Contestado e Monte Carlo, cuja economia provém da madeira de reflorestamento e fruticultura. Mais informações em: www.rotadaamizade.com.br.
Membro da Academia Joinvilense de Letras e da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul.
nov 25, 2022 0
nov 23, 2022 0
nov 17, 2022 0
out 13, 2022 0
maio 27, 2022 0
dez 05, 2019 0
nov 13, 2019 0
nov 06, 2019 0
nov 08, 2024 0
Manoel Cardoso Linhares* Em 9 de novembro, comemoramos o...